MESTRADO EM ARQUITETURA PAISAGISTA

A Arquitectura Paisagista tem como objecto de estudo a Paisagem. Pretende no fundo estudar e compreender
o património cultural e o ambiente natural que gera a paisagem e cria espaços onde o Homem se integra harmoniosamente.

Diretor: Prof. Dr. Frederico Meireles | fmeireles@utad.pt

Queres saber porque deves tirar o mestrado em Arquitetura Paisagista na UTAD?

O mestre em Arquitetura Paisagista (conjugando a licenciatura e o mestrado) obteve formação numa área de educação superior que corresponde a uma profissão. Esta é consagrada no Código dos Contratos Públicos e na Lei das Qualificações Profissionais. Trata-se de uma profissão fundada num processo criativo, que usa a linguagem arquitetónica – é por isso uma profissão para o futuro. A profissão do arquiteto paisagista não se vai extinguir com o progresso tecnológico!

Trata-se de uma área de conhecimento que cria laços de diálogo entre as áreas das Ciências Naturais e Biológicas e das Artes. Trata-se de um mestrado desafiante onde a natureza, o design, a Ecologia, a criatividade têm de convergir.

A área de ensino da Arquitetura Paisagista, que esteve em recessão na maioria dos países desenvolvidos durante a crise económica, já se encontra em retoma, mostrando já sinais de aumento de candidatos nos EUA e RU e Norte da Europa; No contexto português há cinco cursos de Arquitetura Paisagista. A UTAD lançou o primeiro curso no norte do país em 1998.

Cada vez mais, com a concentração de pessoas nas grandes urbes, o papel do Arquiteto paisagista, na melhoria dos espaços e na promoção da qualidade de vida, desempenhará um papel fundamental.

O curso da UTAD tem sido determinante na fixação de técnicos e na criação de novas empresas no interior, com impacte nas áreas de projeto, manutenção e construção, na administração local e central.

A UTAD tem como pilar estratégico a construção de um estilo de vida saudável associado ao espaço exterior. Para além dos celebrados jardins do campus da UTAD e seu Jardim Botânico, a UTAD tem promovido os ideais do Ecocampus e da Universidade Verde.