PÓS-GRADUAÇÃO EM SILVICULTURA URBANA

no uso de Métodos de Análise, Amostragem, Recolha de Dados com atributos que permitam a boa caracterização arbórea.

Diretor: Prof. Dr. Luis Miguel Martins | lmartins@utad.pt

Queres saber porque deves tirar a Pós-Graduação em Silvicultura Urbana na UTAD?

Não foi por causa do acidente com um carvalho na Madeira, que provocou a morte a 13 pessoas, que se decidiu abrir uma pós-graduação em Floresta Urbana. Na verdade, Portugal tem um défice de conhecimento sobre o ciclo de vida das árvores e a forma como o seu enquadramento em áreas urbanas as condiciona, gerando, por vezes, riscos que podem levar a situações-limite como a de Agosto de 2017.

A Pós-Graduação em Floresta Urbana conta com participação de profissionais de empresas privadas, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Continente e Arquipélago da Madeira) e de Câmaras Municipais de várias localidades de Portugal.

O Curso procura contribuir para o melhor planeamento de arborizações. Capacitar os alunos no uso de Métodos de Análise, Amostragem, Recolha de Dados com atributos que permitam a boa caraterização arbórea.

Pretende melhorar conhecimentos sobre a Fisiologia e Biomecânica da Árvore; Sobre os principais Problemas Fitossanitários em espaço urbano.

Fornecer competências para a realização de podas e cirurgias corretas, com recurso à escalada em condições de segurança; No uso de métodos de Avaliação Patrimonial (Norma Granada), da Avaliação da Segurança e do Risco sobretudo em árvores de idade e porte elevados.